segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Super Nintendo 20 Anos: Top 20 Os Melhores Games do Console (Parte 4)

Essa é a penúltima parte da minha lista dos 20 melhores jogos do meu querido SNES. Nessas colocações estão alguns jogos de luta conhecidos por muita gente e alguns jogos de séries famosas que se iniciaram se no NES. Confiram aí!

8 - Super Castlevania IV

Lançado em 1991, Super Castlevania IV foi o primeiro game da série da família Belmont contra o conde Drácula a ser lançado para o SNES. Mas esse não se trata de um novo capitúlo, e sim de uma recriação das aventuras de Simon Belmont lançado para o Nes, ou seja, esse game é um remake do primeiro jogo da franquia lançado em 1986. Se o primeiro game foi um baita sucesso, um remake totalmente melhorado não poderia deixar de ser o mesmo.

As mudanças se vêem logo de cara, já que nessa versão o protagonista está com um design aumentado em relação aos games anteriores, assim como os inimigos. Além disso, os gráficos estão muito mais bem feitos e com detalhes que impressionam, graças ao Mode 7, que era um modo gráfico que melhorava muito mais a textura do game. A trilha sonora do jogo também não fez feio, sendo orquestradas e dando climas de tensão e divertimento ao game, e que acompanhada dos belos efeitos sonoros fazia de Super Castlevania IV um dos melhores games do SNES no quesito.

E se você acha que a jogabilidade não foi renovada, está enganado. Agora Simon poder chicotear para 8 direções diferentes e rodar seu chicote para que ele sirva de escudo. Além disso, os comandos foram alterados e ajustados já que os controles do SNES possuia mais botões que seu antecessor.
Lançar um remake do jogo que deu o pontapé inicial a franquia, aproveitando tudo o que o SNES tinha de melhor para oferecer foi uma ótima idéia da Konami. Certamente, vários gamers fãs da série ficaram muito felizes com Super Castlevania IV.

7 - Ultimate Mortal Kombat 3

Apesar dos games da franquia MK terem sido lançados para diversas plataformas, foi no SNES que eles fizeram mais sucesso, pelo menos na minha opinião. UMK 3 foi uma versão lançada em 1995 do terceiro jogo da série, que trazia novos personagens, novas arenas, combos, técnicas e algumas mudanças na história. Se essa versão não tivesse sido lançada, eu jamais me decidiria se o melhor da trilogia foi MK 2 ou MK 3.

A história dessa versão era a mesma de MK 3, só que com alguns detalhes a mais já que o game trazia mais personagens. Mileena (que esteve presente em MK 2) foi ressuscitada por Shao Kahn. Além disso, o chefão do game ainda mandou que Reptile e Jade matassem Kitana. Já Scorpion, acabou fugindo de Netherealm e se aliou a Shao Kahn.

UMK 3 trazia todos os personagens da versão principal e mais alguns que estiveram presentes nos dois jogos anteriores, sendo alguns secretos. Aassim, a versão contava 25 personagens jogáveis ao todo e mais Motaro e Shao Kahn como chefes e personagens secretos. Os desenvolvedores ainda aproveitaram para fazer algumas mudanças nos golpes e até adicionar alguns novos, como é o caso de Stryker que ganhou o "Rapid Fire Gun". Também foram adicionadas as arenas Scorpion's Lair, Jade's Desert e algumas outras.

Fora tudo isso, os desenvolvedores ainda criaram dois novos modos multiplayer chamados "2 on 2 Kombat" e "tournament", dando ainda mais diversão na hora de desafiar seus amigos. Com isso e tudo mais, a série Mortal Kombat mostrou estar pronta para entrar de cabeça nos consoles que foram lançados adiantes. Mas é uma pena que não tenha conseguido fazer o mesmo sucesso.

6 - Super Metroid

Super Metroid foi um game lançado em 1994, que representou as fantásticas aventuras de Samus Aran no SNES. Se trata do terceiro jogo lançado da série, sucedendo Metroid II: Returns of Samus. Na aventura a missão de nossa heroína é de retornar ao planeta Zebes para recuperar o último metroid que existe no universo, que havia sido capturado pelos Space Pirates, arqui-inimigos de Samus.

O game foi o primeiro a contar com 24-bits capazes de aumentar altamente a qualidade de som e gráficos no jogo, ou seja, se tornou um dos melhores games do console nesses quesitos. A jogabilidade também é uma das melhores, ainda mais porque Samus pode contar com um bom número de armas diferentes, que ajudam muito na hora de derrotar os vários tipos de inimigos e chefes que os cenários guardam. Além disso, os controles também são muito precisos e os jogadores ainda podem contar com movimentos rápidos da personagem, um detalhe fundamental que garante mais prazer em jogar.

Considerado como um dos melhores side-scroller lançados para o SNES, Super Metroid se trata uma das melhores aventuras da nossa querida caçadora de recompensas Samus Aran, mas é uma pena que foi o único da franquia lançado para o console da Nintendo. Garanto que muita gente que ainda não jogou vai curtir muito o fator exploração do game.

5 - Street Fighter II: The World Warrior

Nem seria necessário falar desse game, pois todo mundo já sabe o tamanho da sua importância para o crescimento dos jogos de luta, e principalmente para a franquia da Capcom, que acabou se imortalizando. Mas vale um pequeno resumo para falar do que esse clássico tinha de principal. Primeiramente, o game contava com 8 personagens jogáveis, sendo que apenas dois deles fizeram parte do SF original, lançado em 1987 para os arcades. Entre os lutadores, alguns se destacavam bem, como é o caso de Chun-Li, reconhecida por ser a primeira personagem feminina a ser jogável em um jogo de luta, e também de Blanka, que se destacava por ser de nacionalidade brasileira. Cada personagem tinha sua característica marcante.

O jogador tinha que escolher seu lutador e viajar para vários países, desafiando os outros lutadores para chegar aos chefes, que eram lutadores que faziam parte da Shadaloo, liderados por M. Bison. Cada lutador possuía um estilo de luta bem conhecido no seu país, como é o caso de E. Honda, que dominava arte do sumô, um estilo bem praticado pelos japoneses. Até mesmo os cenários e músicas de fundo representavam locais característicos dos países de cada personagem. Um exemplo que posso citar é Guile, que é um lutador americano e tem um cenário representando alguns aviões da Força Área Americana, com uma música de fundo bem ao estilo rock'n roll. Os jogadores ainda podiam usufruir de variadas técnicas para vencerem seus rivais, que eram acionadas quando se conseguia fazer com perfeição uma determinada e rápida sequência de botões, o que não era tão complicado quanto as técnicas de um jogo como Mortal Kombat, por exemplo.

Nos anos seguintes, Street Fighter II: The World Warrior foi recebendo algumas novas versãos, com correções de alguns bugs e algumas melhorias, inclusive, chegou até a ser lançada uma versão em que se podia jogar com os chefes do jogos, além de alguns novos personagens. Mais recentemente, foi lançada uma versão HD para a PSN e Xbox Live com gráficos muito melhores, trilha sonora com faixas remixadas, novos modos e a possibilidade de se jogar online. Tudo isso se deve ao sucesso que esse game fez e da sua importância entre os games lançados em toda a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário