segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A história dos jogos de luta ao longo dos anos

Seja tentando dar golpes especiais com seqüências dificílimas, tentando dar combos extremamente velozes ou até mesmo apertando qualquer botão de forma rápida pra ver no que vai dar. Jogando dessas e de outras formas, qualquer jogador de vídeo-game já deve ter tido o gostinho de segurar um controle para jogar um jogo de luta. Não tem como negar que os jogos de luta estão entre os preferidos de muitos gamers no mundo todo. Esse gênero nasceu lá no ano de 1979 e foi crescendo bem devagarzinho até que, lá pelo inicio dos anos 90 é que foi sendo criados jogos de luta de verdade e que garantiam horas e horas de diversão das garotadas, tanto as que tinham seus consoles em casa como as que jogavam nos fliperamas. Era só esperar pelo narrador iniciar a luta que a diversão começava. Foi jogando um jogo de luta que eu tive a idéia de fazer um post falando sobre como os jogos de luta foram evoluído ao longo dos anos e mostrando alguns dos que mais nos marcaram.

O primeiro jogo de luta a ser criado foi Victronic’s Warrior em 1979, mas o primeiro jogo de luta que fez um bom sucesso foi lançado um ano depois no Atari. Ele se chamava Boxing, um game em que dois jogadores se enfrentavam em uma partida de boxe. Ganhava aquele que fizesse mais pontos dando socos certeiros no adversário. Em relação aos gráficos, os dois lutadores do game pareciam mais dois Geodudes (Pokémon) e a única diferença entre os dois eram suas cores: enquanto um era inteiramente branco o outro era preto. Além disso, a visão dos jogadores vinha de cima do ringue, algo que eu acredito que não voltou a acontecer em nenhum outro jogo lançado posteriormente.

Na era dos 8-bits, o desenvolvimento de jogos de luta começava a ir progredindo, só que nenhum deles se destacava muito. Grande parte era baseado em modalidades esportivas como boxe, karatê e etc. Nessa época, alguns jogos baseados em desenhos animados também estavam sendo criados, como era o caso de Dragon Ball e Yu Yu Hakusho.




Em 1987 a Nintendo lançou para o Nes e para os Arcades o jogo Punch-Out!!, que havia sido considerado por muitos o melhor jogo do gênero até então. Nele, os jogadores entravam na pele de um boxeador que precisava conseguir os cinturões dos três torneios para depois encarar nada mais nada menos do que Mike Tyson, a grande lenda do momento. Em Punch-Out!! a câmera ficava atrás do personagem jogavel, assim os personagem ficavam de frente para o adversário, como se eles fossem o lutador. Esse game foi evoluindo ao longo dos tempos e até recebeu uma versão para o Wii.
Mas foi com a chegada da década de 90 que os jogos de luta mais marcantes começaram a surgir, ainda mais com o sucesso que os consoles do momento –Mega Drive e Super Nintendo- estavam fazendo. Mas foi para o Arcade que a Atari deu um grande avanço e lançou Pit Fighter. Ty, Buzz e Kato eram os lutadores disponíveis nesse game baseado em lutas de rua. O interessante é que nesse jogo era possível se jogar com três jogadores simultâneos numa época em que poucos jogos suportavam essa mesma inovação. Mas de todas as inovações que Pit Fighter trazia, a mais chamativa era em relação aos gráficos. O jogo simplesmente apresentava personagens com designe digitalizados de atores reais, o que mais tarde acabou sendo usado em um certo game lançado mais futuramente. Além disso, era possível interagir com homens que assistiam as lutas e com objetos. Os homens que assistiam podiam empurrar os lutadores e até bater neles algumas vezes. Já os objetos eram usados para arremessar contra os adversários. Pit Fighter também recebeu versões para vários outros consoles, entre eles o Mega Drive e o Master System.
No ano seguinte, a Capcom lançou o lendário e inesquecível Street Fighter II: The World Warrior, seqüência do primeiro jogo que havia sido lançado quatro anos antes nos Arcades, mas que não ficou muito conhecido.

Em SF II, era possível escolher entre oito personagens jogáveis, naturais de diferentes lugares do mundo e com estilos de luta bem típicos dessas regiões. Cada um deles viajava de país em país para derrotar os outros lutadores. Depois eles precisavam enfrentar os 4 chefes do jogo: Balrog, Vega, Sagat e o líder da organização criminosa Shadaloo, M. Bison, para enfim concluírem seus objetivos. O jogo também se destacava, pois além dos personagens, os cenários e as músicas de fundo eram bem típicos de cada país. Além disso, os efeitos sonoros e os gráficos eram altamente bem definidos. Para muitos esse é considerado o melhor jogo de luta de todos os tempos. A personagem Chun-li ficou muito conhecida nesse game, já que era a primeira personagem feminina a ser jogável em um jogo de luta.
Tendo em vista o sucesso que Capcom fez com Street Fighter,a SNK, uma outra empresa decide entrar no ramo dos jogos de luta, criando games com características de animes. Assim, ela desenvolveu Art of Fighting, Fatal Fury e Samurai Shadown. Todos esses games eram muitos bons, mas nenhum dele superava a criação da Capcom.

Da mesma forma que Pit Fighter usava personagens com gráficos digitalizados de atores reais, a Midway decidiu fazer o mesmo e criou em 1992 um game que iria disputar a popularidade dos jogadores contra a obra da Capcom. Esse game se chamava Mortal Kombat, um dos jogos que mais causaram polêmicas em toda a história dos vídeo-games. Isso porque ele se destacava apresentando um alto grau de violência e sangue... muito sangue. Mas toda essa brutalidade serviu para que o game fizesse muito sucesso entre os jogadores, que passavam horas tentando fazer as várias seqüências que faziam com que os personagens utilizassem seus golpes especiais e fatais. Nesse ano de 2009, a crise financeira atingiu seriamente a Midway, resultando a falência da empresa. Assim, os direitos da série Mortal Kombat foi comprada pela grandiosa Warner Bros.
No ano de 1993, A Sega inovou criando Virtua Fighter, o primeiro jogo de luta a ser 100% 3D. Inclusive, ele até está exposto no museu nacional de história americana por ter sido reconhecido pela sua contribuição na arte e no entretenimento. Outra novidade do game era a possibilidade de se mudar a direção da câmera do jogo. Nele, nenhum personagem possuía a capacidade de usar poderes sobre naturais como se via em Mortal Kombat e Street Fighter, somente golpes realistas.

Em 1994, foi a vez da Rare entrar em cena e criar Killer Instinct, um game que foi lançado primeiramente nos Arcades, e depois foi parar no Snes onde se consagrou como um dos melhores games do gênero até o momento. Além disso, também recebeu uma versão para o Game Boy, como havia acontecido com os outros games de luta. Killer Instinct tinha como umas de suas qualidades a perfeição na movimentação dos personagens. Isso porque a Rare utilizou uma técnica chamada Motion Capture, que capturava movimentos de atores e os passava para o computador, para que eles fossem feitos em imagens digitais. Esse game seguia a mesma brutalidade de Mortal Kombat e tinha personagens bem diferenciados e de raças diferentes, além de poderem usar combos de mais de 30 hits.
Nesse mesmo ano, chegava aos Arcades o primeiro jogo da série Tekken, que havia sido desenvolvido pela Namco. Um ano depois foi a vez do recém nascido Playstation receber a sua versão do jogo. Além de ter gráficos 3D, também foi um jogo extremamente inovador e se diferenciava muito dos jogos de luta criados antes. Tekken trazia comandos mais estratégicos, câmeras que se movimentavam com muita freqüência e até cenários que representavam locais como Chicago, Kyoto, Veneza e muitos outros. Futuramente, a série foi recebendo diversas continuações e versões para variados consoles, sem contar que foi apresentando uma boa variedade de personagens femininas.
Ainda em 1994 a SNK criou um novo game de luta chamado King of Fighters, que seguia no melhor estilo animes e mangás e trazia alguns dos personagens de jogos de luta feitos no passado, mesmo eles vindo de jogos que tinham a cronologia bem diferente um do outro. Essa foi com certeza, a melhor série de jogos de luta feita pela empresa. Tanto sucesso motivou a SNK de fazer uma continuação por ano. Assim, essas continuações também traziam o ano em que foi lançado nos seus nomes (The King of Fighters ’94, The King of Fighters ’95, The King of Fighters ’96 e etc).Só que a partir de 2004, os jogos da série que foram lançados deixaram de trazer os anos no nome, substituindo os pelos número de lançamento, como aconteceu em King of Fighters XI. Ao longo dos anos, a série King of Fighters foi recebendo diversas versões lançadas para diversos consoles diferentes, e até mesmo para os celulares.
A Namco criava em 1996 uma nova série de jogos de luta para os Arcades chamada Soul Edge. Esse era outro jogo feito em 3D e também, outro em que os personagens utilizavam armas nos combates. No entanto, para muitos jogadores, esse game era extremamente difícil, sem contar que o chefe final era quase impossível de ser vencido. Assim, a Namco resolveu lançar outra versão chamada Soul Edge Ver. II, onde se era possível fazer combos aéreos, fazer novos movimentos com os personagens e jogar com Cervantes. Depois de um tempo, Soul Edge foi lançado para o Playstation, só que seu nome foi modificado para Soul Blade nas versões americana, européia e australiana.
No Nintendo 64, a série Mario estava fazendo muito sucesso e a Nintendo foi criando jogos do mecânico bigodudo baseados em outros gêneros. Até que em 1999 foi lançado Super Smash Bros., um game de luta que trazia os principais personagens da Nintendo como personagens jogáveis. O objetivo desse game era golpear o adversário até que ele caísse da arena. Falando nas arenas, assim como as músicas, cada personagem tinha a sua, que era igual a algum cenário do ser respectivo jogo. Por exemplo, Link tinha como arena o castelo de Hyrule e o fundo musical era a musica principal da série The Legend of Zelda.

Três anos depois do lançamento de Soul Edge, a Namco reaparece e cria uma seqüência para o jogo, mas que teve se nome modificado para Soul Calibur. Esse game fez um sucesso extremo no Dreamcast, recebendo continuações futuras para o Xbox, Game Cube e PS2, só que sem alterações nos nomes.

Os jogos de luta baseados no anime Dragon Ball começaram a ser feitos no Nes, mas foi só nos jogos lançados para Playstation 2 que a série fez um estrondoso sucesso entre os jogadores. A empresa Bandai trabalhava muito bem e apresentava os principais personagens e cenários que apareciam nos episódios do desenho. Outros games baseados em animes de luta também faziam sucesso nessa época, como foi o caso de Naruto. Em 2006, a Bandai lançou no Japão o jogo Battle Stadium D.O.N, um game de luta que contava com personagens do animes, Dragon Ball, Naruto e One Piece.

Nessa matéria sobre jogos de luta, eu não poderia deixar de mencionar a WWE, federação de wrestling profissional que possui uma variedade muito grande de jogos lançados desde os anos 80 e que hoje vêm agradando muitos jogadores com a série WWW: SmackDown VS. Raw,que agrada muitos jogadores sendo bem fiel ao estilo de luta e passando os melhores lutadores da atualidade para os vídeo-games.
Grande maioria desses jogos de luta que fizeram história vem recebendo novas e novas continuações a cada ano que passa. Cada empresa, sempre faz questão de sempre estar inovando, trazendo novidades que fazem a diferença, em busca de agradar sempre mais os jogadores, principalmente os que mais gostam do gênero. Por isso, antes de jogar aquele grande jogo de luta do momento com seu amigo, vale a pena dar uma pensada em como esse gênero evoluiu ao longo dos anos. Depois, é só sentir a emoção e a curtição a cada golpe dado nas lutas.

13 comentários:

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