quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Games na Sessão da Tarde - Parte 1

Quando muita gente aí era criança, nada melhor (além de jogar video-game) do que passar uma tarde de chuva na frente da TV, deitadão no sofá e comendo aquela pipoca para assistir um dos gloriosos filmes que passavam na “Sessão da Tarde”. Mas o que isso tem a ver com games? Calma que eu explico! É que desde 1981, quando o primeiro filme foi exibido, vários outros foram seguindo a risca, muitas vezes passando repetidamente, sem contar que muitos jogos foram baseados em vários desses filmes.


Vamos então recordar os games velhões baseados em filmes que mais deram as caras na nossa queridissíma “Sessão da Tarde”, em uma matéria dividida em vários capitúlos. Vale lembrar que eu só vou falar sobre os games dos filmes que eu lembro que já chegaram a ser exibidos nas tardes da Globo, e não qualquer filme jogo que tenha sido baseado em um filme. Que começe a primeira parte. Plin Plin!

Dennis The Menace (Dênis, o Pimentinha)

Chamada da Globo: “Esse menino muito malandro vai aprontar travessuras pra cima de um vizinho muito mal-humorado. Com Walter Matthau e Christopher Lloyd.”

O game baseado no filme que foi baseado nos quadrinhos, apesar de garantir um pouco de diversão aos jogadores, não tinha nada de inovador e que não fosse comum em outros jogos. Obviamente você controlava o garoto Dennis, que tinha o objetivo de percorrer cenários coletando moedas e doces, tendo que tomar cuidado com os inimigos, que na grande maioria eram animais, além de alguns objetos e móveis malucos que ajudavam na hora de atrapalhar o garotão. No game, o jogador ainda tinha que tomar cuidado com o Sr. Wilson, que possuía um tamanho fora do comum, e rapidamente conseguia capturar o protagonista, fazendo com que uma vida fosse perdida, e com que o jogador tivesse que voltar ao início da fase. Mas claro que no meio de tantas ameaças, Dennis ainda podia contar com suas arminhas comuns para garotos sapecas, como um estilingue e uma pistola d’água, por exemplo.

Para aqueles jogadores que se cansam de games em que os protagonistas de movimentam somente para frente, poderão gostar de Dennis The Menace, já que na maioria das fases, os jogadores tem que subir em plataformas e alcançar locais de maior altitude dos cenários, que no game são bem extensos.

The Goonies (Os Goonies)

Chamada da Globo: “Esse grupo de garotos vai passar por altas aventurar em busca de um tesouro para salvar o seu bairro e evitar que ele seja destrúido. Com Sean Astin e Josh Brolin.”

The Goonies foi lançado já no primeiro ano em que o Nes chegou ao ocidente, isso explica o porque que o jogo tinha gráficos não tão avançados. Mas enquanto os gráficos do game ficava um pouco pra trás, a jogabilidade era das boas. No game o seu objetivo era passar de fase em fase, abrindo as portas com as bombas para salvar os outros garotos ques estavam presos. De vez enquando, você até encontrava alguns itens de trás das portas, como uma poção que recuperava a energia perdida pelo jogador, e uma cruz que dava invencibilidade temporária.

O protagonista do game, tem que utilizar seu chutes para destruir os inimigos mais simples do game, recebendo uma bomba para cada um que for derrotado, mas com um preço a pagar em que o inimigo reaparece algum tempo depois ou quando você muda a tela do cenário. Além dos inimigos comuns (que começam como animais e vão se tornando criaturas assombrosas quanto mais você avança) há ainda alguns que dão mais trabalho como os bandidos, que estão vestidos com um terno azul e podem pular de uma plataforma para outras, além de atirar com suas pistolas e usar outros tipos de armas.

O game foi muito bom para a época que foi lançado, e até mesmo quando jogado nos dias de hoje, pode causar até um certo vício.

The Karate Kid (Karate Kid 2 - A Hora da Verdade Continua)

Chamada da Globo: “Esse garoto se apaixona por uma linda moça, mas o ex-namorado da garota não gostou nada disso e começa a perturba-lo. Agora ele tem quer dar o troco aprendendo a arte do karatê para poder se defender e ir atrás do seu grande amor”

Eu não fui muito com a cara do game assim como nunca fui com a cara do filme. No game, além de Daniel possuir movimentos não tão bem definidos e muito mal feitos, ele apenas tem que ficar dando chutes em uma horda de inimigos que vai aparecendo por todos os lados. Também é possível dar socos, mas isso acabou sendo bem mais arriscado já que dando socos aumenta a possibilidade de você acabar sendo atingido, sem contar que o golpe tem um curto alcance.

As primeiras fases do game acontecem em um torneio, em que você precisa derrotar alguns lutadores para se tornar o campeão. Depois vêm a segunda parte, em que o estilo das fases passa a ser com rolagem lateral, onde o objetivo é apenas chegar ao fim. Depois de passar por algumas fases, o jogo se encerra com seu mestre dizendo que você é um verdadeiro mestre das artes marciais. Apenas isso! Nada de história igual a do filme, aliás eu ainda estou tentando descobrir em qual dos três filmes da trilogia esse game foi baseado especifícamente.

A primeira parte vai ficando por aqui. Na próxima semana eu espero voltar falando de mais três games nostágicos baseados em filmes nostálgicos que esquentaram a telinha da “Sessão da Tarde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário