segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Super Nintendo 20 Anos: Top 20 Os Melhores Games do Console (Parte 3)

O mês de aniversário do console da Nintendo que mais marcou minha vida está chegando ao fim, mas ainda há tempo para que eu fale quais foram os games que mais me divertiram e que fizeram o mesmo com muitos gamers. Começa agora a terceira parte do Top 20 "Melhores games do SNES".

12 - Super Mario RPG

Quando o SNES já esteva cada vez mais perdendo seu espçao para os consoles da nova geração, surge uma idéia de unir a Nintendo e seus personagens carismáticos da série Mario com a Square Soft (agora chamada de Square Enix) e seu talento no desenvolvimentos de RPGs. Assim nasceu Super Mario RPG, um jogo que apesar de ser ótimo, não ficou tão reconhecido como deveria.

A história começa quando Mario parte para resgatar a princesa Peach que mais uma vez havia sido sequestrada por Bowser. Ele consegue salvá-la do malvado vilão, só que nesse momento uma grande espada surge do céu e cai sobre o castelo, lançando os três personagens para um lugar diferente. Mario retorna para sua casa e vai em busca da princesa, mas no caminho ele conhece Mallow e Geno, dois personagens que aparecem exclusivamente em Super Mario RPG para se unir ao bigodudo. Nessa aventura Bowser deixa de ser o vilão para se tornar parte do grupo de Mario, pois precisa recuperar seu castelo. O grupo acaba encontrando Peach e agora os 5 personagens partem em busca das Sete Estrelas que caíram, passando por vários tipos de cenários, habitados por diferentes seres.

Super Mario RPG tinha tudo o que um RPG precisava para se tornar excelente, além dos belos gráficos 3D que aumentava o potêncial do game. Todos os personagens podiam subir de lével, ganhar poderes, comprar armas e itens de cura e fazer as famosas batalhas em turnos como é comum nos jogos da Square, sem contar que você não era obrigado a enfrentar os inimigos quando os encontravam, somente se você os tocassem. Quem sempre foi fã desse gênero não pode deixar de experimentar um jogo como esse.

11 - Final Fantasy III (ou VI no Japão)

Não há dúvidas de que tanto hoje em dia quanto na época em que os RPGs começaram a fazer sucesso, a Square Enix já provava ser soberana na criação de jogos do gênero. No SNES, quando a empresa era conhecida apenas como Square Co. foi desenvolvido dois games que deram passos importantíssimos a série Final Fantasy. Tá certo que Final Fantasy II (IV no Japão) foi um excelente game, mas Final Fantasy III (ou VI no Japão) conseguiu ser ainda melhor.

Para aqueles que gostam de uma boa variedade de personagens jogáveis em RPGs, FF III trazia 14 ao todo, um número bem grande se comparado até mesmo aos jogos da série lançados mais recentemente. Além de tudo, uma boa história e uma jogabilidade melhor ainda não podia faltar. O game trazia tudo o que os RPGs da época tinham de melhor e mais alguns detalhes que impressionavam.

Não precisa falar muita sobre esse jogo para vocês saberem que ele é bom. Basta ter em mente que ele acabou recebendo uma versão para o PSOne algum tempo depois, e mais recentemente uma versão para o GBA. Após o lançamento desse game, a Square Enix ficou até 2003 sem voltar a lançar um game para um console da Nintendo.

10 - Top Gear 2

Top Gear foi uma verdadeira revolução no mundo dos games de corrida da época. Correr por diversas pistas espalhadas por vários cantos do mundo e ouvir uma das trilhas sonoras mais envolventes era algo extraordinário e muito mais que divertido. Até que em 1993 foi lançado o segundo jogo da série, que trazia muita coisa nova, e também retirou alguns detalhes do primeiro jogo.

Agora você já não tinha mais aquelas 4 opções de carros disponíveis e que se diferenciavam por cor, velocidade máxima, quantidade de nitros, consumo de gasolina e tudo mais.Isso porque em Top Gear 2 era o próprio jogador que construía o seu carro, já que você podia usar o dinheiro ganho nas corridas para equipa-lo com peças e até lhe dar uma nova cor. Outras mudança é que agora as corridas já não tinha tantas voltas quanto no jogo anterior, por isso não foi mais utilizado os pit stops para que os carros fossem abastecidos. Além disso, alguns outros detalhes que faziam muito a diferença ainda foram adicionados, como uma maior variedade de climas, como chuva, neve e até neblina, além das capotagens e batidas do seu carro que podem danifica-lo e deixa-lo mais lento e com maior consumo de combustível.

Infelizmente, a Tecmo não conseguiu manter a mesma trila sonora fascinante que fez sucesso no primeiro jogo em TG 2. Mesmo as músicas do segundo jogo serem boas, as do primeiro fizeram muita falta. Em 1993 foi lançada a continuação Top Gear 3000, que foi boa para alguns e nem tanto para outros.

9 - Final Fight 3

Final Fight 3 foi lançado para fechar com chave de ouro a trilogia da principal franquia beat'n up lançado para o SNES. Todo mundo sabe que o primeiro game da série arrebentou a boca do balão, já o segundo até que foi bom, mas não tinha nada de tão inovador. Então, para mostrar que Final Fight podia ser superior a série Streets of Rage da Sega foi lançado o terceiro jogo, em que muita coisa nova foi adicionada para mostar o que um beat'n up de verdade merecia.

Com o fim da Med Gear em Final Fight 2, surgiu uma nova gangue que estava aterrorizando Metro City: a Skull Cross Gang. Enquanto acontece uma grande explosão na cidade, Haggar se reencontra com Guy, um dos protagonistas do primeiro jogo, que voltou de uma série de longos treinamentos. Buscando trazer novamente a paz a cidade, Haggar conta com seu velho amigo, agora mais forte do que nunca, Lucia, uma detetive que domina muito bem as artes marciais e Dean, um lutador de rua que quer se vingar da Skull Cross por ela ter assassinado sua família quando ele recusou ser membro da nova gangue de bandidos.

Além de os jogadores utilizarem seus proprios punhos e armas encontradas pelas fases para destruir os inimigos que aparecem pelo caminho, a Capcom trouxe vários outros movimentos que podem ser utilizados nas lutas para darem mais ação e diversão ao game. Era possível fazer algumas combinações de botões para que os protagosnitas utilizassem golpes especiais, bem parecidos com os famosos "hadoukens". Ainda foi colocada uma barra azul na parte inferior da tela que enchia quanto mais você batia nos inimigos. Quando ela se enchia por completo, você podia lançar um golpe especial bem "apelão", e que era capaz de fazer um verdadeiro estrago nos inimigos.

Eu precisaria fazer uma retro-análise das grandes para apresentar o que Final Fight 3 trouxe de melhor. Como os textos aqui devem ser pequenos, eu digo apenas isso, mas recomendo que vocês ainda joguem esse beat'n up para verem que dessa vez a Capcom não estava pra brincadeira, mostrando a Sega que ainda conseguia fazer games do gênero dos bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário