sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Contra III: The Alien Wars - Salvar o planeta com um único soldado é dureza!

Depois do sucesso que Contra e Super Contra fizeram no Nes, chegou à vez do Snes receber uma versão da melhor série de ação feita até então pela Konami. Então, Contra III: The Alien Wars surgiu e até se tornou para muitos o melhor jogo da série, pena que foi o único lançado para o console.

A diversão que Contra III proporcionava aos jogadores era simplesmente o dobro das versões anteriores. Muitas novidades foram apresentadas na jogabilidade do game, além de novos comandos, e é claro, melhoras estrondosas nos gráficos e na parte sonora. O único ponto do game que permaneceu fraco foi a história. Novamente, os dois melhores soldados do mundo são convocados para dar fim a um novo exército de aliens que querem destruir a terra.

Nessa missão, os jogadores tinham que passar por seis fases, desde cenários urbanos até uma base alienígena bem medonha e nojenta. As maiorias das fases tinham rolagem lateral, ou seja, o jogador seguia da esquerda para a direita, até chegar ao chefe no final. Porém, em outras duas (a segunda e a penúltima) a visão do jogador vinha de cima do cenários. Nelas, o objetivo era destruir os aliens chefes que ficavam espalhados pelos cenários, e só depois o jogador enfrentava o grande chefão. O interessante dessas fases é que antes de iniciá-las, você podia escolher por qual local iria começar. Além disso, ela eram as únicas em que os dois jogadores podiam estar em lugares diferentes no modo 2 players.


Uma das coisas que mais garantia a diversão dos jogadores era o arsenal de armas disponível no game. Além dar armas comuns, havia outra 5 armas diferentes que podiam ser pegas várias vezes no decorrer das fases. Contra III também trazia uma inovação que possibilitava com que o jogador pudesse carregar até duas armas consigo e trocá-las a qualquer momento. Essa novidade era algo que com certeza dava certa facilidade a mais no game. Além disso, quando o personagem morria ele só perdia a arma que estava usando, enquanto a outra continuava com ele.


Além das armas, o jogador também podia contar com as bombas que eram indispensáveis nos momentos de maior aperto. Contra os chefes elas não ajudavam tanto, mas para fazer uma limpeza em uma tela lotada de inimigos, ela era mais do que bem vinda.
A Konami acrescentou em Contra III o item B. Ele formava um escudo redondo temporário no personagem. O problema é que durante o jogo, poucos deles eram podiam ser encontrados.

Na minha opinião, Contra III foi um dos melhores games do Super Nintendo em relação aos comandos. Cada botão do controle era importantíssimo no game. Com Y o personagem atirava, e o melhor é que bastava apenas o jogador segurar esse botão que o personagem não parava de atirar, cessando somente quando o botão era solto.

O B também era muito útil, já que em Contra III, pular era a principal forma de se esquivar dos inimigos. Para melhorar, havia a possibilidade de atirar várias vezes em um único pulo, assim, enquanto desviava doa aliens, o jogador já metia bala nos mesmos.
Os botões X e A eram menos usados, mas não menos importantes. Com X o jogador trocava de arma de forma imediata, enquanto que com A ele usava a bomba. Já os botões L e R eram mais úteis nas fases com visão de cima, pois eles mudavam a direção dos personagens. Além disso, alguns comandos tinham suas funções modificadas nessas mesmas fases. O direcional para baixo, por exemplo, não deitava o jogador, e sim, o movimentava para trás. A função de deitar foi dada ao botão B. Dessa forma, não era possível saltar nas fases com visão de cima.

Além de verdadeiras máquinas de matar, os dois soldados provavam ser verdadeiros ninjas no game. Eles tinham a capacidade de escalar paredes rapidamente e até se pendurarem nos tetos. Além disso, segurando os botões L e R e apertando Y, eles davam um mortal atirando para todos os cantos da tela.



Desde seu primeiro game lançado, a série Contra foi famosa pela grande dificuldade contida em seus games. Em Contra III não podia ser diferente. O game exigia muita técnica e treinamento dos jogadores para zerá-lo até mesmo no easy. Era preciso aprender qual arma era mais indicada para cada chefe, quais locais havia menor probabilidade de ser atingido e etc.
Para facilitar a vida dos jogadores, era possível escolher com quantas vidas se começava a jogar. Além disso, nos leveis normal e hard, o número de continues dobrava de dois para quatro. E para evitar com que os jogadores desistissem do game depois de zerá-lo no easy, a Konami fez questão de fazer com que o final de Contra III só fosse mostrado quando ele era zerado no hard.

Na parte gráfica do jogo, eu destaco o designe dos chefes que eram altamente bem desenhados e detalhados, principalmente os mais sinistros. Já os soldados também eram bem desenhados, mas não tinham tantos detalhes, como suas faces, por exemplo. Por fim, os cenários na grande maioria eram bons, só que eu acho que a Konami deveria ter caprichado mais em alguns que ficavam mais aos fundos.


As trilhas sonoras foram um dos pontos fortes de Contra III. Algumas delas combinavam com a ação do game e outras davam até mais toques de terror e medo. Enquanto isso, os efeitos sonoros também estavam de rachar e eram muito bem definidos e variados. Cada arma, por exemplo, produzia um som diferente. Não posso deixar também de citar os sons das explosões e os gritos dos personagens quando morrem.








Contra III: Tha Alien Wars foi um game indispensável para aqueles jogadores que se considerável mais hardcores, já que terminá-lo era mesmo um desafio para poucos. Aquele que não se considerava um jogadores bem emprenhado não precisava nem jogá-lo, pois dificilmente deixaria de desistir logo na primeira fase.
Eu particularmente não gostei das fases com visão de cima, ainda mais por causa dessa idéia da Konami de mudar a direção dos personagens com L e R. Mas ainda bem que a grande maioria delas possuía rolagem lateral. Além de ser um grande desafio, Contra III não deixava também de proporcionar horas e horas de diversão aos jogadores, ainda mais quando se jogava com dois players.



Nenhum comentário:

Postar um comentário