sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Perfil: Solid Snake

Solid Snake foi um cara que, assim como muitos outros heróis fictícios dos filmes, muitas crianças um dia já sonharam em ser como ele. Tudo isso graças as suas técnicas e artimanhas como espião, mercenário e agente de operações especiais que ele usou ao longo de mais de 20 anos, desde o clássico MSX2 até o PS3. É claro que dentre tantas missões sempre teve uma ajudinha daqui e outra dali, mas era sozinho que Solid Snake mais agia. Contando apenas com alguns equipamentos, algumas armas encontradas no caminho e uma sutilidade imensa, não houve Megal Gear, Big Boss, Liquid Snake e nenhum outro vilão páreo para ele. E é com enorme prazer que hoje eu tenho a honra de homenagear esse incrível agente.
Antes de tudo, Snake foi um recruta iniciante da unidade de elite de forças especiais da FOXHOUND, equipe liderada por Big Boss. A primeira missão do agente foi em Metal Gear, lançado em 1987 para o MSX2 (e mais tarde para o Nes). O objetivo era resgatar Gray Fox, um de seus parceiros desaparecidos e também saber mais sobre o que era esse tal de Metal Gear, da nação criminosa Outer Heaven. No entanto, foi revelado que o grande chefão dessa nação era nada mais nada menos do que o próprio Big Boss e que Metal Gear era um robô que seria usado para transformar Outer Heaven em uma grande potência nuclear. Embora o robô parecesse grande coisa, ainda assim não foi paréo para Solid Snake. Depois só faltou dar um fim em Big Boss, e foi o que ele fez.

Três anos depois, a Konami decidiu fazer uma seqüência chamada Snake’s Revenge, sem ao menos que Hideo Kojima (produtor do primeiro jogo) ficasse sabendo. Kojima só descobriu essa seqüência depois que ela foi lançado, o que o motivou a fazer outra seqüência chamada Metal Gear 2: Solid Snake. Então aconteceu que a seqüência de Kojima acabou sendo a que mais agradou os jogadores, fazendo com que a seqüência da Konami fosse esquecida e neutralizada.

Nessa nova missão, Solid Snake foi mandado para uma base inimiga na ilha de Zanzibar, que passava por uma grande crise de petróleo, mas que havia seqüestrado o Dr. Kio Marv, criador de uma alga genética que serviria como uma substituita do petróleo, e o Dr. Pettrovich Madnar, criador do robô Metal Gear. Ao longo do jogo, a missão provava ser mais difícil do que a primeira, já que o grande vilão novamente era Big Boss, que contava com ajuda de Gray Fox, o antigo parceiro de Snake que havia sido salvo por ele no jogo anterior. E para piorar um novo robô foi criado, o Metal Gear D. Mas nem assim Big Boss conseguiu dar um fim naquele que tinha acabado com seus planos três anos atrás. Então a história se repetiu: Big Boss foi derrotado, juntamente com o Metal Gear D e com Gray Fox.


Infelizmente, nem o Super Nintendo e nem o Mega Drive chegaram a receber um novo jogo da série, o que só veio a acontecer no ano de 1998, no Playstation. Só que a partir daí houve mudança no nome dos próximos lançamentos dá série, que agora se chamaria Metal Gear Solid.

Então, no primeiro Metal Gear Solid, Snake teve de largar sua aposentadoria ao ser mandado a uma nova missão. Aconteceu que a FOXHOUND (antiga equipe do agente) começou a ser liderada por Liquid Snake, que acabou a transformando em uma base de armas nucleares. Nessa missão, Snake tinha que salvar dois reféns e impedir com que os terroristas fizessem um ataque nuclear.

Como já era de praxe na série, um novo Metal Gear havia sido criado, o Metal Gear REX. Snake consegue derrotar o robô e cada membro da FOXHOUND, mas no confronto contra Liquid Snake, ele descobre que ambos eram clones de Big Boss. Por fim, Liquid acaba sendo derrotado.

No Playstation 2, foi lançado o primeiro jogo da série em que o protagonista já não era mais Solid Snake. Isso porque antes de tudo, o agente havia sido mandado para a Philanthropy para fotografar o Metal Gear RAY, a última versão do robô criada. No entanto o navio onde ele estava havia sido destruído e o Robô foi seqüestrado. Então, Snake foi dado como morto e culpado pelo acontecido. Assim, em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, os jogadores entraram na pele de Raiden, um agente iniciante da FOXROUND. Mas no decorrer da sua missão, Snake reaparece, juntamente com Liquid Snake e outro personagem chamado Solidus Snake.

Em 2008, completava se 20 anos desde a chegada do primeiro Metal Gear no EUA, e 10 anos desde o lançamento da série Metal Gear Solid. E foi também nesse ano que aconteceu o lançamento de Metal Gear Solid 4, que provavelmente foi o último jogo da série que contava com Solid Snake como protagonista. Devido uma avançada degeneração celular causada pela sua clonagem, Snake acabou tendo um envelhecimento precoce e passou a ser chamado de Old Snake. Nessa missão, Snake contava com uma roupa de tecnologia avançada que o camuflava em qualquer ambiente e uma mascara que alterava sua aparência. Ele havia sido mandado para o Oriente Médio na missão de dar fim a Liquid Ocelot, que havia usado manomáquinas e terapias de hipnose para assumir uma personalidade praticamente igual à de Liquid.


Infelizmente, por ter sido lançado há pouco tempo, eu não posso falar o que mais aconteceu no quarto jogo da série para evitar spoilers. Eu só tenho que terminar dizendo que realmente eu e muitos fãs da série esperamos que a série Metal Gear Solid possa continuar com tudo, mesmo sem ter Solid Snake como protagonista. Além do mais, se os próximos protagonistas conquistarem metade da admiração e popularidade que Snake conseguiu, já está de bom tamanho. O importante de tudo é que ele foi um herói que marcou história e será lembrado pelos gamers durante muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário