segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Megaman: A série que não morre!

Para aqueles que gostam dos jogos clássicos mais do que qualquer outro, existe idéia melhor do que fazer hoje a seqüência de um game que nos proporcionava tanta diversão há décadas atrás e lançá-la para os serviços Wii Ware, Xbox Live e PSN? Pois é isso que a Capcom (só podia ser ela) está fazendo com a série clássica de Megaman, que se iniciou em 87. Nesse ano de 2010 será lançado o décimo capitúlo de série, que trará uma história inovadora, novos desafios e novos robot masters.
Mas agora vamos deixar Megaman 10 de lado um pouco para voltarmos no tempo e tentar entender como essa série foi evoluindo, as novidades que eram apresentadas e cada um dos planos maléficos do Dr. Willy.

Megaman (1987)

Tudo começou quando os cientistas Dr. Thomas Light e Dr. Albert Willian criaram 8 robôs especializados em fazer serviços pesados que os humanos não faziam. Esses robôs foram um sucesso, mas somente o Dr. Light recebeu créditos, o que deixou seu parceiro revoltado. Para se vingar, o Dr. Wily roubou 6 desses robôs e os reprogramou para que o obedecessem e lhe ajudassem a dominar o mundo. Então, Light fez o mesmo com um dos robôs que não foi roubado, reprogramando-o, mas para que se transformasse em um robô de batalha que iria receber a missão de salvar o mundo da ira de Wily. Esse robô foi chamado de Megaman.
Diferente da maioria dos outros jogos, a seqüência das fases era feita pelos jogadores. Eles mesmos podiam escolher em qual das 6 fases iria começar jogando e qual viria depois. O robozinho da Capcom tinha como arma principal o Mega Buster. Mas para cada chefe que era derrotado, o personagem ganhava um novo poder.
Megaman 2 (1988)
Um ano depois foi o tempo suficiente para a Capcom criar uma continuação com novidades que agradaram ainda mais os jogadores. A história era bem simples: Dr. Wily ressurge sedento por vingança, criando 8 novos robôs e os espalhando em diferentes lugares do mundo, fazendo com que Megaman novamente seja mandado para destruí-los, por fim nos planos do vilão e capturá-lo. O número de fases aumentou de 6 para 12, onde nas oito primeiras Megaman tinha que derrotar os 8 robot masters . As 4 fases seguintes se passavam no castelo de Wily, nessas os jogadores não tinham livre escolha em qual iria jogar primeiro e depois.
Em Megaman 2 os jogadores podiam jogar em duas dificuldades diferentes: Normal e Hard. Além disso, o jogo apresentava à série o sistema de passwords que facilitava bastante, já que assim não era necessário reiniciar o jogo do início toda vez que fossem jogar.
Outra novidade era a adição de três itens que ajudavam o jogador a alcançar lugares de difícil acesso. Um exemplo era um pequeno elevador que Megaman podia utilizar para passar por trechos que não possuíam escadas para se subir. Todos esses itens eram ganhos quando se derrotava determinados chefes.
Megaman 3 (1990)
O terceiro jogo da série teve um atraso maior para ser lançado, mas provou que a série estava ficando cada vez mais sensacional. A começar pelo enredo, que se fortaleceu com a apresentação de dois novos personagens importantíssimos não só para esse capitulo, mas também para os que viriam posteriormente. O primeiro era Protoman, um robô que aparecia várias vezes no decorrer do jogo, sempre no meio das fases. De vez em quando ele ajudava Megaman, mas também o enfrentava. Por isso muitos jogadores não sabiam se na verdade ele era do bem ou do mal. O outro era Rush, o cão de estimação de Megaman. Em Megaman 3, os itens do jogo anterior foram substituídos por esse super-cão. Assim, quando o jogador derrotasse determinado chefe, Rush ganhava transformações – uma mola, um submarino e uma nave - que também fazia com que Megaman tivesse acesso a lugares difíceis.
Novamente o número de fases aumentou de 12 para 16. Isso porque depois que você passava pelos 8 robôs, aparecia 4 novas fases onde o jogador tinha que derrotar os robôs de Megaman 2 e só depois vinha as 4 fases no castelo de Wily.
Megaman 4 (1991)
Em 1991 o Nes já havia sido substituído pelo Snes e os jogadores aos poucos foram mudando de console. Mas nem por isso a Capcom deixou de trabalhar na série do robozinho azul lançando jogos ainda para o console de 8 bits. O quarto capitúlo tinha uma história ainda mais complexa que os antecessores. Nela é apresentado o Dr. Cossack, que de início era considerado o vilão principal do game, até Megaman descobrir que quem estava por trás dos vários atentados que estavam assustando o mundo era novamente o Dr. Wily. Além do Dr. Cossack, dois outros personagens apareceram pela primeira vez nesse jogo: Karinka, a filha do próprio doutor, e Eddie, um pequeno robô avermelhado que presenteava Megaman com alguns itens.
Megaman 4 apresentava uma novidade que foi aproveitada em todos os jogos de todas as séries Megaman lançadas futuramente. Quando o jogador segurava o botão A por algum tempo, Megaman começava a carregar uma energia que fazia com que o tiro fosse mais forte e maior do que o comum.

Megaman 5 (1992)

Mesmo iniciando a série Megaman X no Snes, a Capcom continuou presenteando os jogadores do Nes com novas aventuras da série clássica do famoso robô azul da empresa. Como no jogo anterior, uma nova e ainda mais empolgante história surgia. Tudo começou quando o Dr. Light foi raptado, o que levou com que Megaman desconfiasse de que Protoman estava por trás de tudo, já que ele havia deixado o lenço amarelo que sempre levava no pescoço cair no local do crime. Mas muitas surpresas ainda aguardavam os jogadores no decorrer da aventura.
De novidades, o jogo apresentava um novo item e um novo personagem. O item era a Capsula M, que recarregava a energia de Megaman e de todas suas armas de uma só vez e por completo. Já o personagem era Beat, um mascote que foi dado de presente para o protagonista pelo Dr. Cossack no final do jogo anterior. Mas para ter sua ajuda, os jogadores tinham que coletar as letras que formavam a palavra MEGAMANV espelhadas pelas 8 primeiras fases.
Megaman 6 (1993)
Depois de tantos jogos lançados, a série clássica de Megaman se encerrava no Nes, mas com chave de ouro. Mais uma vez a história se superou e acabou sendo uma das melhores. Um cientista malvado chamado Dr. X havia capturado 8 robôs que participavam do torneio anual que decidia quem era o robô mais forte do planeta, usando-os para que o ajudasse a dominar o mundo. Assim, Megaman logo entra em cena para acabar com os planos do vilão, mesmo sabendo que X era nada menos que o chefe do Dr. Wily (imagine só o tamanho da dificuldade dessa nova aventura). Mas muita coisa ainda rolava no decorrer do game...
O personagem continuava podendo contar com a ajuda de seus mascotes. Quando os jogadores venciam o Plant Man e o Flame Man, Rush podia fazer Megaman voar por 3 segundos e dobrar seu tamanho, fazendo com que Megaman desse poderes mais fortes. Outro mascote que dava uma mãozinha para o nosso heróis era Beat. Só que essas ajudas não saíam de graça. Megaman tinha que encontrar as 4 peças espalhadas por 4 das 8 fases iniciais do jogo. Nas fases em que essas peças eram encontradas, o jogador chegava há um certo lugar onde era preciso escolher dois lugares para se seguir, o mais difícil era o que dava acesso a peça.
Megaman 7 (1995)
O sétimo jogo da série ganhou importância porque foi o primeiro a ser lançado no Snes, e por isso recebeu um grande avanço nos gráficos, com uma maior quantidade de cores, detalhes e tudo mais que o console podia oferecer.
Para falar da história do jogo, e preciso voltar ao jogo anterior. Isso porque antes do Dr. Wily planejar roubar os robôs que participavam do torneio em Megaman 6, ele tinha em mente que podia mais uma vez ter seus planos arruinados por Megaman. Por isso, ele criou quatro robot masters que seriam ativados caso ficassem até seis meses sem receber nenhuma ordem do vilão para que pudessem salvá-lo. Assim, após esses 6 meses que ficou preso ao ser derrotado em Megaman 6, os quatro robôs partiram para resgatar Wily da prisão. Então Megaman novamente sai à procura do vilão para recolocá-lo na prisão.
Assim como em versões de jogos anteriores da série lançadas para o Game Boy, em Megaman 7 os jogadores tinham acesso há uma loja em que eles podiam trocar um certo número de parafusos encontrados no decorrer das fases por equipamentos que ajudavam o protagonista de algumas maneiras.
Beat também aparece novamente para salvar a pele do nosso herói. Mas para isso, os jogadores precisavam soltá-lo de dentro de uma gaiola em uma das fases do jogo. Sua função era de segurar Megaman quando ele estava prestes a cair em um buraco, no entanto havia um limite de apenas quatro ajudas.
Dois novos personagens foram apresentados: Bass e seu fiel mascote Treble. No começo, Bass diz querer derrotar Wily assim como o protagonista, no entanto durante o decorrer do jogo ambos se tornam grandes rivais de Megaman e Rush.

Megaman 8: Anniversary Connector’s Edition (1987)

Na edição comemorativa dos 10 anos da série, a Capcom havia deixado de lado os consoles da Nintendo para começar a trabalhar no novo console que era a sensação do momento: o Playstation, além do Sega Saturn. Mas mesmo estes consoles recebendo em sua maioria jogos em 3D, a série não quis deixar de lados os gráficos 2D iguais aos jogos anteriores, mas é claro que a definição de som e imagem não deixou de evoluir.
A história começa quando Megaman é mandado para uma ilha para investigar uma estranha energia que ali estava. Chegando lá ele encontra o Dr. Wily fugindo e um robô destruído. Então Megaman leva o misterioso robô para o laboratóio para que possa ser concertado, enquanto Wily manda 4 novos robot masters para derrotarem nosso herói. É aí que mais uma vez Megaman entra em ação.
Apesar de ser o melhor jogo da série em relação aos gráficos, Megaman 8 não trazia nenhuma novidade na jogabilidade. Entre os personagens, Duo foi o único que apareceu pela primeira vez na série. Ele era um robô que foi restaurado por Wily no começo do jogo e que foi de grande ajuda, principalmente na batalha de Megaman contra Wily. Além de tudo, a história do jogo ia sendo contada em desenho animado, desde o início até a derrota de Wily.
Megaman 9 (2008)
Mais de 10 anos depois do lançamento do último capitúlo da série, a Capcom teve a idéia de lançar Megaman 9 para o console da nova geração da Nintendo, mais precisamente no serviço Wii Ware. Mais tarde a empresa foi mais além e lançou o jogo também para a Playstation Network e Xbox Live. O que chamava a atenção é que o jogo não teve melhoras gráficas, ao invés disso, a Capcom tratou de fazer com que ele se assemelhasse mais aos primeiros jogos da série lançados para o Nes, mas com alguns detalhes a mais e coloração renovada.
É claro que a história do jogo não poderia deixar de girar em volta de mais um plano maléfico do Dr. Wily. Desta vez, o Dr. Light foi acusado de comandar uma rebelião robótica utilizando robôs feitos por ele próprio. Enquanto isso, Wily começou a pedir ajuda através de doações das pessoas para que seus novos robôs fossem construídos para combater os robôs de Light. Mas Megaman, sabendo da inocência de seu criador, decide mais uma vez acabar com os planos de Wily.
Megaman 9 trazia um fato inédito em toda a série Megaman. Pela primeira vez um dos robot masters de Wily era do sexo feminino. Splash Man era do elemento água e possuía uma cauda de sereia e usava um tridente como arma. Com seu canto ela podia controlar todas as espécies marinhas para que lutassem ao seu lado.

Megaman 10 (2010)
Lá se foram 23 anos e finalmente a série clássica do nosso querido robozinho azul chegará ao seu décimo capítulo nesse ano de 2010. A Capcom inicialmente anunciou o lançamento para o próximo mês na Wii Ware, e depois confirmou o lançamento também para a Xbox Live e PSN, só que não está garantindo que a data de lançamento sejam iguais a do serviço da Nintendo. O que é certeza é que a jogabilidade clássica e os gráficos 8-bits estarão de volta como em Megaman 9 para que possamos relembrar os velhos jogos lançados no início da série.
Todos os robot masters já foram apresentados, assim como a história. Tudo começou quando foi descoberto que uma misteriosa doença chamada roboenza estava infectando todos os robôs do planeta, deixando-os malucos. Então, ser ter sido contaminado pela doença, Megaman parte para descobrir mais sobre esse vírus. Será que novamente o Dr. Wily está por trás desses acontecimentos?
Megaman 10 terá vários níveis de dificuldade, mas a principal novidade revelada até agora é a presença de Protoman como personagem jogável, algo que jamais ocorreu na série clássica.
Essa nova versão promete agradar muitos fãs da série, principalmente aqueles que tiveram suas infâncias marcadas pelas aventuras do mascote da Capcom. E para encerrar eu faço uma pergunta: até aonde vai os jogos de Megaman?
See ya!

4 comentários:

  1. cara post muito bem organizado e muito legal
    talvez o 10 jogo da serie mostre algo onde megaman passe a ser megaman x

    ResponderExcluir
  2. affs esse megaman deve ser um lixo que caralho isso dai eh grafico de calculadora.pau nu da capcom!

    ResponderExcluir
  3. pepa games disse...

    cara post muito bem organizado e muito legal
    talvez o 10 jogo da serie mostre algo onde megaman passe a ser megaman x
    ==================================================

    mano megaman não é megaman x,o X é o ultimo robo que dr light construiu.willy construiu zero pra matar megaman e zero não queria matar megaman mais como todo mundo que ele encontrasse pela frente até mesmo seu pai(willy).
    Zero mata boss,protoman,dr.willy,até mesmo a roll.Megaman vendo sua irmã morre na sua frente fica puto de raiva e ataka zero mais ele não dura 10 seg e zero já corta a cabeça de megaman.
    A morte de megaman comoveu todo mundo já que ele era o héroi da cidade e protagonista do jogo
    e Dr Light vendo a situação ele cria Megaman X:a sua craiação mais forte e com o poder pra matar zero,mais X não pderia ser acordado porque ele quebrava as trÊs leis robóticas já que ele tinlha capacidade de pensar por si mesmo
    e era muito forte.Dr lighte tranca megaman x no seu laboratorio subeterranio em uma capsula,mais o plano não saiu como ele planejava X foi libertado 1 século depois(o seu plano seria 30 anos)por Dr.Cain que impressionado com tecnoligia de X cria sigma que mais tarde se torna um mavarick!

    ResponderExcluir