sábado, 15 de maio de 2010

Os clássicos do bangue bangue

Quem aí conhece filmes antigos sabe que décadas atrás, desde quando o cinema era preto em branco, grande parte das histórias de ação e aventura eram ambientadas no velho oeste, tanto que o termo “faroeste” acabou se tornando um gênero. Até mesmo em alguns desenhos antigos (Pica-Pau, Pernalonga e outros), os personagens aprontavam e enlouqueciam muita gente em vários episódios feitos nesses locais. Somente nos vídeo-games é que não era assim. Desde que o mundo descobriu os jogos eletrônicos, sempre foi uma raridade encontrar jogos da época do bang bang.

Mas mesmo assim eles não foram totalmente esquecidos. Ainda hoje em dia, os gamers podem contar com séries como GUN e Call of Juarez, que transmitem com perfeição todo o clima que os filmes antigos do faroeste exibiam. Sem contar que ainda esse mês, será lançado Red Dead Redemption, um dos games mais falados e esperados do momento que, certamente terá seqüências atrás de seqüências futuramente, contribuindo para que muito bang bang ainda role no mundo do entretenimento.

Mas é hora de deixar os games contemporâneos de lado para lembrarmos dos clássicos, onde os heróis eram forasteiros e xerifes que tinham a missão de prender aqueles bandidos para receber boa recompensa e uma linda donzela. Se você acha que é capaz disso, relembre esses games e depois prove.

Tin Star (1994)


Desenvolvido pela Software Creations, Tin Star foi um game lançado para o Snes com uma jogabilidade boa e diferenciada. De cara, parecia apenas um novo jogo de plataforma side-scrolling, só que mesmo o personagem Tin tar estando na tela, quem o jogador controlava era na verdade a mira de sua arma, como um jogo de tiro em primeira pessoa. Na época, era possível utilizar o acessório Super Scope para mirar e atirar ao invés do joystick do console.
Os jogadores tinham que derrotar alguns chefes no final de algumas fases para conseguir recompensas e até jogar em alguns bônus. A trilha sonora dava ainda mais clima de velho oeste e os gráficos eram muito bem coloridos, com um designe de desenhos animados.
Cowboy Kid (1991)
Esse é sem dúvidas um game de enorme potencial lançado para o Nes. Nele, os jogadores controlavam Cowboy Kid que na primeira fase acaba se tornando o novo xerife da cidade, recebendo a missão de acabar com os piores bandidos do local.
Os gráficos do game eram normais, mas a trilha sonora era das melhores, com músicas empolgantes e de boa qualidade. A jogabilidade tinha toques de ação e RPG. Isso porque, além de sair por aí matando os inimigos até chegar ao final, o jogador podia entrar nas casas para conseguir informações e comprar itens que eram essenciais nas missões.
O game ainda podia ser jogado por até dois players, onde o segundo era um índio companheiro do cowboy.
Fievel Goes West (1994)

Esse game foi baseado em uma animação criada por Steven Spielberg em que o ratinho Fievel e sua turma embarcam em uma aventura pela velho oeste. No game, ele contava com sua pistola que atirava rolhas como arma. De cara, a gente nota que esse foi um game bem simples feito pela Hudson. Mas mesmo assim, merece ser jogado pois é bem divertido.
Lethal Enforcers 2: Gun Fighters (1994)

Enquanto o primeiro game da série Lethal Enforcers era de ação em um ambiente mais moderno, no segundo jogo a Konami resolveu voltar ao passado e o introduzir no velho oeste. Os cenários do game eram locais bem iguais ao estilo, assim como os inimigos e as músicas. A missão do jogador era a mesma do game anterior, ir de fase em fase, matando os inimigos que aparecem, tomando cuidado para não perder vida ou matar algum inocente por engano.
Para quem não conhece, a série Lethal Enforcers eram jogos de tiro em primeira pessoa, em que só era possível controlar a mira da arma, atirar e carregar. Os cenários eram fotos tiradas de locais reais e os inimigos eram pessoas digitalizadas, que iam aparecendo de vários cantos. Para quem curtiu os jogos dá série, muito ação e tiro no velho oeste em Lethal Enforces 2 é uma boa pedida.
Sunset Riders (1993)

Outro que foi lançado pela Konami, mas que fez muito sucesso foi Sunset Riders. O game teve versões para o Snes e Mega Drive, mas a melhor de todas foi a dos arcades, que contava com gráficos bem melhores e com a possibilidade de se jogar com quatro jogadores simultaneamente.
Os personagens jogáveis eram Billy, Steve, Cormano e Bob. Seus objetivos eram de deter os bandidos mais perigosos, para receber belas recompensas em dinheiro e se tornarem verdadeiros heróis. Mas antes disso, era necessário passar por fases recheadas de inimigos. Para ajudar, era possível encontrar alguns upgrades para as armas escondidos pelos cenários.
Wild Guns (1994)
De todos os game já citados, nenhum deles era páreo para Wild Guns. Nesse game, o velho oeste parece estar bem avançado, trazendo verdadeiras maquinas mortíferas para serem os inimigos e chefes.
Assim, como em Lethal Enforcers 2 e Tin Star, em Wild Guns os jogadores também controlavam a mira dos personagens, mas também podia movimentá-los enquanto o botão de atirar não estava acionado. A ação ocorria a cada segundo do jogo, Vários inimigos iam aparecendo na tela, alguns fáceis e outros difíceis de serem mortos ou destruídos. Cada fase era dividido em três partes, no final das duas primeiras apareciam os sub-chefes do game, que algumas vezes se repetiam. Já na terceira, o único inimigo que aparecia eram os chefes finais, que na maioria das vezes eram máquinas enormes e bastante resistentes.
Os personagens jogáveis eram Clint, um cowboy e Annie, uma linda e perigosa donzela. Ambos podiam contar com um arsenal muito bom de armas. Cada uma delas apareciam voando em determinados momentos das fases, e para serem pegas era necessário com que os jogadores conseguissem atingi-las. Algumas vezes era possível consegui-las matando inimigos, principalmente os mais durões. As bombas também eram de grande ajuda, pois faziam uma verdadeira limpeza no cenário.
Resumindo, além de gráficos, trilha sonora e efeitos sonoros ótimos, a jogabilidade de Wild Guns era perfeita. A diversão ainda era dobrada quando se jogava no modo 2 players.

Nenhum comentário:

Postar um comentário