sábado, 21 de agosto de 2010

O crossover que todo fã de jogos de luta quer ver: Mortal Kombat Vs. Street Fighter


Muito diferente de hoje em dia, no início dos anos 90, quando o Snes, Mega Drive e Neo Geo eram os consoles da época, pode-se dizer que os jogos de luta estavam na sua “Era de Ouro”. Digo isso não porque os jogos de luta era o gênero predominante da época, mas sim porque foi lá que nasceram as grandes séries do gênero que vivem até hoje, principalmente em nossas lembranças. Após isso, empresas foram se unindo, formando parcerias que resultaram em fusões entre as mais famosas séries de games de luta. Dessa forma surgiram os chamados crossovers como Marvel Vs Capcom, Mortal Kombat Vs DC Universe, Namco Vs Capcom, SNK Vs. Capcom, Tatsunoko Vs Capcom, Marvel Super Heroes Vs Street Fighter, X-Men Vs Street Fighter e algumas outras como Street Fighter Vs Tekken(que ainda será lançado).

Grande parte desses crossovers lançados arrebentaram e agradaram muitos jogadores. No entanto, apesar de tantos jogos lançados, faltou um que certamente seria maior do que qualquer um desses jogos citados acima: Mortal Kombat Vs. Street Fighter ou Street Fighter Vs. Mortal Kombat (como desejarem chamar).


Dá pra imaginar o quão extraordinário seria um game como esse? Infelizmente ele não foi lançado naquela que eu agora pouco chamei de “Era de Ouro” dos jogos de luta, mas quem sabe um dia poderemos jogá-lo ainda nessa geração, ou quem sabe na próxima ou quem sabe daqui uns 50 anos. Não importa quanto tempo demore, porque se houver uma garantia de que Mortal Kombat Vs. Street Fighter seja lançado um dia, com certeza vai valer à pena esperar.

Fazendo esse post, naturalmente eu tento imaginar com seria um jogo como esse em termos de jogabilidade e gráficos. Primeiramente, a Capcom e a NethearelmStudios teriam que decidir se o game seria totalmente em 3D (como será no novo Mortal Kombat 9) ou se será em “2.5D” (personagens e cenários em 3D, com jogablidade em 2D, como acontece em SF IV). Mas não é somente nos gráficos que os dois jogos possuem uma enorme diferença. Nos jogos mais clássicos de ambas as séries, é possível perceber que as lutas de MK duram menos que as de SF. E ainda há a grande diferença que é a violência por parte das duas franquias. Enquanto MK é famoso por conter muita brutalidade, sangue e lutas mortais, SF possui combates mais amigáveis, com mais jogo limpo e sem nada de sangue, apenas muitas artes marciais e poderes especiais. Nesse caso, os fatalities poderiam ser usados apenas por parte dos personagens da franquia da falida Midway. Daí entra mais uma questão de como seriam as finalizações dos personagens da franquia da Capcom. Talvez os Ultra Combos que apareceram pela primeira vez em SF IV sejam a melhor opção. De qualquer forma, seriam finalizações bem amigáveis e não tão brutais quanto os fatalities, assim como os Heroic Brutalities dos personagens da DC Universe no último Mortal Kombat que foi lançado. Mas vale lembrar que MK Vs. DC Universe não fez muito sucesso, principalmente porque os lutadores sanguinários de MK Kombat não estavam tão violentos como é de praxe na franquia, tendo até uma classificação de acima de 13 anos.

Pelo menos por parte da NetherRealm Studios, já foi dito algo sobre a parceria entre as duas empresas responsáveis por dois dos mais brilhantes jogos de luta. Hector Sanchez, um dos produtores do próximo Mortal Kombat já mencionou que esse crossover é algo inevitável de ser lançado. Resumindo, segundo ele, mais cedo ou mais tarde pode ser que MK Vs SF seja anunciado. Aí entra a importância do sucesso entre Marvel Vs. Capcom 3 e Street Fighter Vs. Tekken (que são crossovers que estão em fase de desenvolvimento e que tem tudo para dar certo), incentivando um possível acordo entre as duas empresas.

No entanto, Sanchez ainda disse recentemente que talvez o pessoal da Capcom não esteja disposto a fazer um jogo tão violento quanto MK. O produtor até imaginou uma cena em que Scorpion arranca a cabeça de Ken Masters, o que possivelmente não agradaria tanto a empresa japonesa. Segundo ele, até mesmo o próprio Ed Boon, criador de toda a franquia MK, já recebeu uma resposta negativa da Capcom antes mesmo do desenvolvimento de Mortal Kombat Vs. DC Universe.

Desse jeito, meus caros fãs de Mortal Kombat e Street Fighter, um tão sonhado crossover entre essas duas potências dos jogos de luta parece estar bem longe de se tornar realidade. Embora haja muitos obstáculos, quem sabe um dia a NetherRealm e a Capcom possam se sentar em uma mesa para trocarem idéias e finalmente lançarem a peça que ainda falta para que os jogos de luta permaneçam vivos. Se assim como eu, você tem esperanças que um dia isso aconteça, não deixe de comentar como esse crossover seria.

Um comentário:

  1. Eaí pessoal, blz?
    Eu encontrei um site onde eu posso pegar os jogos pra colocar no meu site.
    É só copiar um código e colar no post do seu blog e o bom é que gera tráfego.
    Aqui diz como: http://www.ejogosonline.com.br/como-colocar-jogos-online-site-blog.html
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    ResponderExcluir