sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Super Nintendo 20 Anos: Top 20 Os Melhores Games do Console (Parte 1)

Em comemoração aos 20 anos do SNES, eu não poderia deixar de falar dos games que foram essenciais para que o console conseguisse atirgir o estrondoso sucesso nos anos 90. A variedade de games é impressionante. Mesmo duas décadas após o lançamento do console ainda há muitos games que eu não conheço, e que eu tenho certeza de que vocês também não conhecem. Sem falar naqueles que apesar de serem ótimos, foram sendo esquecidos ao longo dos anos.

Para falar dos games lançados para o SNES, o Round Clear criou o Super Top 20 "Melhores Games do SNES". Nada melhor do que citar os melhores games do console da Nintendo justamente no mês em que ele completa 20 anos, se bem que já há algum tempo que eu estou querendo criar esse post.

Obviamente, assim como muita gente vai concordar com a minha lista, eu sei que há aqueles que poder ter outras opinões, talvez até bem contrárias as minhas. Por isso que eu agradeceria se vocês deixassem a suas opiniões postadas nos comentários do post, acrescentando algum game ou apenas mudando as posições. E é claro, sem ofensas por favor.

Vamos ao a primeira parte do Top 20!

20º Prince of Persia

Até onde um homem é capaz de ir para salvar o grande amor da sua vida? Parece até que estamos fugindo um pouco do tema, mas esse na verdade era o objetivo de Prince, no game que deu origem há uma série gigante e que vem sendo trabalhada até os dias de hoje. De cara o vilão do game é Jaffar, um grã-vizir que decide se casar com a filha do Sultao da Persia. No entando, a jovem não aceita se casar com ele, pois estava apaixonada pelo protagonista do game. Então Jaffar prende a jovem e lança um desafio, em que o Prince terá que salva-la em menos de duas horas, antes que ela seja morta. Então, no game o grande vilão deixa de ser Jaffar para ser o tempo.

Dentro desses 120 minutos, os jogadores tinham que passar por 20 fases, iniciando nos calabouços do castelo até chegar a sala onde está a princesa em perigo. No entanto, o castelo está infestado de armadilhas que tornam o desafio mais difícil, te atrasando na corrida contra o tempo. O game exigia muita atenção e técnica dos jogadores, já que um movimento errado poderia resultar na morte do protagonista, fazendo com que ele tenha que voltar ao início da fase. Alguns guardas do castelo também aparecem para por fim a sua vida. Aí entrava uma grande diferença que Prince of Persia tinha para muitos outros games da época, que eram as batalhas entre espadas, já que muitos games utilizavam somente armas de fogos.

O game possúia gráficos bons e movimentos melhores ainda, com animações bem realistas. Isso porque Jordan Mechner se inspirou nos filmes que seu irmão criava para aproximar ao máximo os movimentos do personagem a perfeição. Esse é outro ponto que joga a favor do game, atraindo muitos gamers ao desafio de levar o protagonista até a sua amada dentro de um curto espaço de tempo. Definitivamente, Prince of Persia foi um game para aqueles jogadores que gostavam de um desafio nada fácil e que lhes prendiam a atenção.

19ºBiker Mice from Mars

Biker Mice from Mars foi um game baseado nos desenhos animados de mesmo nome da década de 90. Nas telinhas, os protagonistas eram os irmãos ratos motoqueiros: Throttle, Vinnie e Modo. Os três saíram de marte para viverem em Chicago, onde tinham que acabar com os planos malvados de Limburguer, que pretendia dominar o mundo, contando com a ajuda de Karbunkle e Grease Pit.

No mundo dos games Biker Mice From Mars conseguiu arrebentar mais que o próprio desenho, trazendo uma jogabilidade que se destacasse bastante em meio aos jogos de corrida. Havia dois modos diferentes. O Main Race era onde os gamers zeravam o game passando por todas os percursos (dependendo do nível de dificuldade em que se jogava). O Battle Race era o modo onde a parte mais divertida era destruir os outros corredores para tirá-los da corrida. Para isso, cada corredor podia contar com suas armas próprias além de alguns equipamentos como motores, pneus e latarias mais fortíficadas.

O game ainda trazia uma trilha sonora boa principalmente para os amantes de Rock n' Roll, com músicas que davam uma adrenalina e radicalidade maior ao game. Além de tudo, os gráficos eram muito bem definidos, dando uma boa visão de cima para os jogadores. Simplesmente Biker Mice from Mars era um dos icones de games de corida do não só para o SNES, mas também para todos os que foram lançados até a época.

18º Clock Tower: The First Fear

Bem antes de games como Silent Hill, Resident Evil, Leaf4Dead e muitos outros do gênero de terror fazerem sucesso, em 1995 surgiu Clock Tower, um game que não ficou tão popular, mas mesmo assim não deixou de ser uma ótima opção para aqueles que buscavam o que talvez era mais raro de se ver na época: games assustadores. Clock Tower possuía jogabilidade e muitos detalhes que mergulhavam os jogadores em uma tipica história de terror, e das boas. No game você entrava na pele de Jennifer Simpson, uma adolescente de 14 anos que é adotada junto com suas amigas após o desaparecimento de seu pai. Após ser adotada, a garota e suas amigas vão conhecer a sua nova casa: uma mansão localizada no meio da floresta que possuí uma torre do relógio. Quando chegam lá, muitos acontecimentos misteriosos começam a acontecer, desde o desaparecimento das amigas de Jennifer até a aparição de um garoto bizzaro que está armado com uma grande tesoura e prontinho para matá-la.

Os jogadores controlavam a protagonista apontando para onde ela devia seguir com um cursor. Para se chegar ao final do game era necessário passar por várias salas e corredores, coletar itens especiais para usar em determinadas horas e fugir e se esconder do garoto assassino e de outros perigos que surgem. Vale lembrar que no game você está controlando uma garota que mal consegue se defender, ao invés de uma policial super treinada e preparada para os perigos. Por isso, nenhuma arma é usada durante o game. Além disso, como qualquer outra frágil criança, Jennifer é muito assustada e cansa rapidamente quando corre.

Apesar de ser bem curto, Clock Tower possui 9 finais diferentes que dependiam de como os jogadores faziam a aventura. As trilhas sonoras era perfeitas para games do gênero, tanto que em certas salas as músicas nem existiam, dando um toque maior de medo quando só se pode ouvir os lentos passos da protagonista e as portas batendo.

17º International Super Star Soccer Deluxe

Com o sucesso de International Super Star Soccer em meio aos jogos esportivos, a Konami criou uma segunda versão chamada International Super Star Soccer Deluxe que trouxe um maior número de seleções disponíveis, 6 estádios no total, uniformes mais reais, animações com maior qualidade e a presença dos auxiliares de arbitragem em campo. Apesar das seleções possuírem jogadores que não existiam (já que a Konami não podia pagar aos donos dos direitos autorais dos jogadores da vida real) o game não deixou de fazer um sucesso estrondoso em diversas regiões do planeta, principalmente por que alguns do jogadores fictícios acabaram ficando famosos mesmo sem terem existidos, como é o caso de Allejo, eterno dono da camisa 10 da seleção canarinho no jogo.

No Brasil, o sucesso do game foi tão grande que ele acabou sendo modificado, recebendo o nome de Campeonato Brasileiro 96, contendo equipes brasileiras, sulamericanas e européias, além de algumas seleções brasileiras que fizeram história. Essa versão tinha até um narrador que falava em português, utilizando frases que ficaram muito conhecidas.

Além de ter sido a melhor opção para amantes de games futebolísticos, ISSS Deluxe foi um dos primeiros passos que a Konami deu para se especializar demais no gênero, criando séries como Winning Eleven até chegar naquela que hoje é conhecida como Pro Evolution Soccer, sendo lançada ano a ano.

4 comentários:

  1. Clock Tower do SNES eu nunca cheguei a jogar, peguei a rom e nem testei ainda.

    Já os outros conheço todos, principalmente do Bike From Mars, jogão que lembra muito o Rock'n Roll Racing.

    Bela lista, acompanharei os próximos posts!

    ResponderExcluir
  2. Alejjo é o camisa 7. 10 é o Beranco, 9 o Pardilla e Gomez o 11.

    mto legal o blog!

    ResponderExcluir
  3. biker mice ficou em 19, isso ta errado ele pra min e um dos melhores jogos era pra ele estar em segundo logo depois de top gear

    ResponderExcluir
  4. 1 - Da Silva
    2 - Cicero
    3 - Paco
    4 - Vincento
    5 - Roca
    6 - Ferreira
    7 - Allejo
    8 - Santos
    9 - Pardilla
    10 - Beranco
    11 - Gomez

    Joguei esse game por anos a fio, tanto que a escalação está na minha cabeça até hoje.

    CLÁSSICO DEMAIS!

    Gostei bastante do blog, pena que acabou...

    Abraço.

    gatosmucky.blogspot.com

    ResponderExcluir