terça-feira, 22 de setembro de 2009

Biker Mice from Mars - O jogo de corrida que conseguiu ser mais divertido que o próprio desenho

Biker Mice from Mars foi um desenho animado dos anos 90, que era bem parecido com outros desenhos de sucesso da época, como por exemplo, Tartarugas Ninjas e Super Patos. O desenho até chegou a ser transmitido aqui no Brasil pela Rede Globo, onde era chamado de Esquadrão Marte. A história era sobre três irmãos ratos motoqueiros que vieram de Marte e viviam em Chicago, onde precisavam acabar com os planos malvados do vilão Limburger, que pretendia dominar o mundo com a ajuda de seu fiel escudeiro Grease Pit e do cientista Karbunkle.

Baseando-se no desenho foi que a Konami lançou em 1994 o primeiro e único jogo do trio de ratos. Biker Mice from Mars foi um game de corrida em que a câmera vinha de cima, e os jogadores tinham que vencer as corridas utilizando suas engenhocas e trapaças para evitar com que os adversários causassem problemas.

Os seis personagens que eu citei no começo eram justamente o seis personagens disponíveis no jogo. Só que nele era cada um por si, ou seja, não havia nenhuma parceria entre o trio de ratos ou entre o trio de vilões. Os três ratos motoqueiros obviamente utilizavam suas motocas nas pistas, enquanto entre os vilões, somente um utilizava uma moto. Grease Pit usava uma moto bem maneira e pesada, com duas rodas grandes atrás e uma bem pequena na frente. Já Limburger e Karbunkle eram os mais diferentes. Limburger usava uma pequena nave, enquanto Karbunkle era o mais estranho de todos, pois usava um veículo com pernas ao invés de rodas e com o formato de um inseto.

Em Biker Mice from Mars era possível destruir os inimigos com algumas armas. Cada personagem tinha uma arma diferente e podia utilizá-la finitamente apartir do momento que se terminava a primeira volta da corrida. Depois que os tiros acabavam, os jogadores tinham que passar novamente pela linha de chegada para novamente ter acesso a eles. Throttle jogava um raio que formava um rodamoinho nos adversários, Modo atropelava, Vinnie dava um salto que podia acertar os oponentes, Limburger soltava um raio que eletrocutava, Grease Pit transformava os inimigos em graxa e Karbunkle transformava os inimigos em seres pequenos e lerdos. Todas essas técnicas tinham efeitos temporários.

Ao todo, o jogo contava com 30 pistas diferentes divididas em 6 rounds. No primeiro round havia 5 pistas diferentes. Em seguida, no segundo round os jogadores tinham que percorrer as mesmas pistas do round anterior, só que com um percursos maiores, mais curvas, mais obstáculos, mais rampas e uma coloração diferente. O mesmo ia acontecendo nos rounds seguintes.

O game contava com dois modos bem divertidos e viciantes de se jogar: o Main Race e o Battle Race. O Main Race era o modo em que os jogadores zeravam o game. Em cada corrida, os jogadores podiam terminar em qualquer posição que não dava Game Over. No entanto, se no final de cada round você estivesse entre as três últimas colocações, teria que jogá-lo novamente. No Battle Mode também era possível zerar, só que o número de pistas era reduzido e não havia final. O divertido desse modo é que era possível destruir os adversários e tira-los da corrida. Bastava você acerta-los com sua arma até que suas barras de proteção acabassem. Quanto mais adversários o jogador destruía, mais dinheiro ganhava no final da corrida, além do dinheiro ganho pela posição alcançada.No quesito destruição, Modo era o mais forte, já que suas atropeladas potentes podiam tirar dois pontos de proteção, ao invés de apenas uma como os demais corredores.

Mas é claro que você também podia ser destruído, e se isso acontecesse, a corrida acabava na hora. Além de tudo, nesse mesmo modo, os jogadores tinham que ter um cuidado dobrado, já que terminando uma corrida ou sendo destruídos entre as três últimas colocações, era game over.
Como em todo bom jogo de corrida, havia a possibilidade de dar uma equipada em sua motoca. Mas é claro que não era de graça, e os jogadores tinham que comprar os equipamentos com o dinheiro que ganhava nas corridas. Os equipamentos disponíveis eram os motores, que eram os mais caros do game e serviam pra dar mais velocidade as motocas; os pneus que evitavam que as motocas derrapassem, as latarias que aumentava a barra de proteção, e as armas que só eram possível ser compradas no Main Race, já que no Battle Race os jogadores já começavam com todas elas.

Durante as corridas, a cada volta que um corredor começava, tinha direito a um item sortido. Cada um deles serviam para atrapalhar a vida dos outros corredores. Os itens eram: o saco de dinheiro, que dava uma graninha extra; a caveira, que fazia o chão da pista tremer e deixar todos os adversários lentos; o relógio, que os paralisava; o nitro, que dava uma aceleradinha na sua máquina e a estrela que o deixava invulnerável por um determinado tempo. As chances de um jogador cair com determinado item, dependia da posição em que ele se encontrava na corrida. Por exemplo, quando ele estava na primeira colocação, não havia motivos para ele atrapalhar os adversários, então as chances de se tirar um saco de dinheiro eram as maiores. Por outro lado, quando ele se encontrava na ultima colocação, as maiores chances eram de ele cair com um relógio, uma estrela ou uma caveira.
Comparado com outros jogos de corrida, Biker Mice from Mars é um game com uma variedade boa de comandos. O botão B era o mais usado já que sua função era de acelerar. Com Y o personagem atirava, sem contar que com o comando Y mais baixo o jogador podia deixar algum tiro no chão para algum descuidado passar por cima e ser atingido. O X freiava a motoca, só que esse botão era bem pouco utilizado. O A era o botão usado para o jogador usar o item. Entre os direcionais, somente o para baixo não movimentava as motos, já que sua função era de empiná-la. Empinar era muito útil, pois assim as motos podiam passar por cima de um tiro jogado no chão ser serem afetadas. Mas somente as motos podiam empinar, pois a nave de Limburger virava de lado e a máquina do Karbunkle não fazia nada, mas mesmo assim eles não eram afetados.

Os botões L e R também tinham suas funções, só que cada personagem tinha a sua diferente dos demais. Throttle se movimentava para os lados e conseguia até fazer um adversário rodar acertando sua roda da frente. Grease Pit e Vinnie faziam o mesmo que Throttle, só que esse ultimo podia dar sensacionais cavalinhos de pau apertando L ou R na hora de curvar. Modo dava apenas pulinhos inúteis e Karbunkle usava uns ganchos que grudavam nas paredes que ajudavam muito na hora de curvar. O único que personagem em que os botões L e R não tinham funções era Limburger.

O game trazia ao todo três níveis de dificuldade: Easy, Normal e Hard. Esses leveis podiam ser escolhidos tanto no modo Main Race quanto no modo Battle Race. No easy era tudo tranqüilo, qualquer jogador poderia zerar logo na primeira vez que fosse jogar (ou talvez somente na segunda). No normal é claro que já era um pouco mais difícil, mas mesmo assim zerar ainda não era tão complicado. No hard, vencer as primeiras corridas era meio moleza, o problema mesmo vinha depois. Nesse mesmo nível de dificuldade as pistas iam ganhando mais dificuldade e até mesmo o jogador mais santinho deve ter chingado a beça nos rounds mais avançados. Os adversários corriam muito mais do que você, havia obstáculos para todo lado e era quase raro estar na primeira colocação. Sem contar que quando se era o líder da corrida, assim como você, eles podiam ter acesso aos itens, e por isso você tinha que ter cuidado para não perder a liderança logo. Vale lembrar que o hard era o único nível de dificuldade em que os jogadores podiam ver o final do jogo depois de zerado.

Depois de terminar o jogo no hard, você ainda tinha acesso ao nível Very Hard, que te tão difícil eu só cheguei a jogar até a segunda pista (só pra vocês terem uma idéia).
Os gráficos de Biker Mice from Mars eram dos melhores. Todos bem definidos, colorizados e com uma grande quantidade de detalhes que davam mais perfeição ao cenários. Destaque para as fases de praia em que alguns animaizinhos (como golfinhos e caranguejos) apareciam para dar até mais vida aos as pistas.

Em relação aos sons do game, a Konami caprichou e muito. As músicas de fundo eram poucas, mas eram perfeitas até demais, com muito rock estilo aqueles mais antigos das décadas de 70 e 80, com muita guitarra e bateria pra rockeiro profissional nenhum botar defeito. Os efeitos sonoros durante as corridas eram de alta qualidade, assim com as músicas e os gráficos. Sem contar que a variedade era das grandes. Eu destaco bastante as falas dos personagens, já que quando eu era mais criança até ficava as imitando de tão boas que eram.

Apesar de ter arrancado o cabelo de muitos jogadores de tanta raiva durante todos esses anos, Biker Mice from Mars foi um game muito conhecido entre os jogadores do Snes. Poucos jogos da época eram tão viciantes quanto esse clássico dos games de corrida. Qualquer jogador, simplesmente sentia a diversão já na primeira corrida. Sem dúvidas, esse é um grande clássico que merece ser jogado até os dias de hoje.

3 comentários:

  1. Taí esse jogo eu nunca joguei mas me lembro do desenho na Globo, detalhe no desenho eles sempre reclamavam de ser chamados de ratos pois eles eram camundongos. Mas eu vou procurar um emulador de play 2 que tenha esse jogo, deve ser bem divertido.

    ResponderExcluir
  2. Muuuito boa a resenha do jogo, parabéns!
    Mas acrescento alguns detalhes, se permitir:
    Usando MODO: Aperte L ou R e em seguida direita esquerda. Fazendo isso sequencialmente sua velocidade fica alucinante possibilitando vencer todas as corridas sem comprar nenhum item.

    Usando Limbuger: Aperte L ou R duas vezes e em seguida direta depois esquerda. Nas curvas quando a nave estiver completando a curso aperte L ou R duas vezes. Limbuger acionará uma espécie de turbo sempre que isso for feito.


    Ativar Nível Very Hard, sem precisar zerar: Na tela inicial use o controle 2 e faça a sequência: cima x , direita y, baixo b, esquerda a, cima x. Será ouvida uma risada e o nível estará disponível.

    ResponderExcluir
  3. biker mice from mars pra min foi o jogo da minha infancia comecei a jogar com 4 anos e ate agora nao parei a proposito se souberen alguma manha postem

    ResponderExcluir