domingo, 7 de novembro de 2010

Super Nintendo 20 Anos: O Design dos consoles

Quando foi lançado em 1990, a versão japonesa do Super Nintendo tinha o design não muito diferente da versão que a gente conhece (que foi lançada tanto nos EUA quanto aqui no Brasil). O Super Famicom (como o console era conhecido no oriente) possuía o cinza como cor predominante, sendo um tom mais claro em grande parte do console e um tom mais escuro na parte de cima, envolta de onde ficava os botões e o encaixe para cartuchos. Na frente do encaixe, havia o botão "Eject" que precisava ser pressionado para que o cartucho fosse liberado para que pudesse ser retirado do console. Do lado esquerdo do botão "Eject" havia o interruptor "Power" que ligava e desligava o game, do lado direito o botão "Reset" que reiniciava o game de forma um pouco mais rápida. A única parte do Super Famicom que tinha cores diferente era o pequeno logotipo da Nintendo localizado na parte de trás do encaixe.


Finalmente, quase um ano depois que os japoneses receberam o console, foi a vez dos americanos experimentarem o gostinho de jogar o SNES. Quando se abria a gloriosa caixa, via se um console diferente apenas em alguns detalhes. Aquela parte de cima com tons de cinza havia desparecido. Ambos os botões "Power" e "Reset" possuíam design idênticos, sendo dois interruptores roxos com cavidades onde eram colocados os dedos dos jogadores para serem acionados. O botão "Eject" também havia recebido uma nova forma, em que ele tinha que ser pressionado até que a frente dele alcansaçe a parte debaixo do console. Esse botão era a única parte do Super Nintendo ocidental que tinha um tom de cinza mais forte. Finalmente, o encaixe dos cartuchos ficava localizado na mesma área que no Super Famicon, só que essa área deu uma elevada.

Em 11 de Abril de 1992 o Super Nintendo chegou a Europa com o design igual ao do Super Famicom, recebendo somente uma pequena mudança quando foi trocado "Nintendo Super Famicom" por "Super Nintendo Entertainment System" na frente dos botões. Finalmente, em 1993 foi a vez do console do momento chegar em terras brasileiras através da Playtronic, um companhia formada pelas empresas Gradiente e Estrela, que na época era representante da Nintendo no nosso país. O console tinha o mesmo design que o lançado em 1991 nos EUA, sem sofrer nenhuma alteração de importância. Daí em diante começou o carinho que todos nós brasileiros tivemos com o Super Nintendo, que se tornou uma forma de agradecimento a tanta diversão que esse console nos concedeu na época.


Algum tempo depois foi lançado o Super Famicom Jr. e o SNES 2. Os dois eram versões minimizadas do console. Obviamente eles receberam um porte bem reduzido. Em relação aos botões, o "Reset" acabou sendo retirado, enquanto o "Power" ganhou uma aparência simples e oval e o "Eject" recebeu uma forma arredonda e bem menor. Ambos os botões ficavam do lado esquerdo. As cores mudaram de acordo com a versão: o Super Famicom Jr. tinha botões cinzas e o SNES 2 botões roxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário